Sonhos Reais

Imagem ilustrativa do texto Sonhos reais, de Beatriz Penetta
Foto: Depositphotos

*Beatriz Penetta

Eu costumo lembrar dos meus sonhos. De tal forma que, na noite seguinte, ao fechar os olhos, é comum eu voltar ao sonho anterior e continuar a vivenciá-lo. Ainda não estudei sobre isso, mas confesso que gosto de retomar o sonho de onde parou. Seja lá qual for o tipo de sonho, posso viver a história por completo, fazer o seu arremate.

A reflexão deste texto é sobre a realidade atual dos meus sonhos, que têm se repetido e me alegrado.

Neles, eu bato altos papos com várias pessoas. A maior parte delas, conheci recentemente, nesta fase de recolhimento. Com algumas, tenho oportunidade de conviver em eventos on-line. Com outras, só mantive contato por áudios e mensagens trocadas, sem que tenhamos nos visto de alguma forma.

Nesses sonhos, mais do que notar os semblantes, o que me encanta são os sotaques. Nordestinos, sulistas, mineiros, paulistas, brasilienses, cariocas, portugueses, castelhanos. Todos lindos, com suas características próprias.
São conversas meio que musicais, as pronúncias dão o tom da prosa.

São como cantos noturnos que me convidam a ir à janela e escutá-los.

A diversidade de sotaques que passou a preencher os meus dias e os meus sonhos, reflete a identidade de nossas crenças e a afinidade de nossos caminhos atuais.

Pessoas que antes desconheciam suas existências, se aproximaram por uma mesma sede de saber, pela busca de autoconhecimento e de aprendizado do ser humano, por quererem fortemente compreender, resgatar e colaborar na construção de relações e de diálogos em comunidade.

Nossos sonhos de vida se entrelaçaram e embalam a minha escolha de mudança de carreira que, muito antes disso, e agora sei, passa por assumir a necessária e permanente humildade de aprender a ser e a viver. Fico radiante, agradecida e esperançosa por isso.

Por me sentir acolhida ao ser ouvida. Por me sentir escolhida, ao escutar. Por experenciar os “olhos nos olhos” – ou seria a “conversa ao pé do ouvido” -, nesta fase em que estamos fisicamente distantes, e tão próximos em nossos corações. Por tudo ser tão real. Dia e noite.

*Aqui o pequeno resumo sobre mim: @beatrizpenetta, sou mãe, boadrasta, advogada em transição de carreira para mediação. A leitura e a escrita afetuosa fazem parte do meu dia a dia. Minha página de textos afetuosos é @caminhandoagenteve no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *