Seja teu próprio pai

*Pedro Miranda

Eu sempre pensei na vontade de ter um filho. Sempre tive um sentimento de “fazer certo”. Dar carinho, atenção, educar, ajudar a desenvolver a curiosidade. Ser para ele amor, segurança e não medo e violência como foi minha referência. Ensinar a entender os sentimentos, a brincar livre, a ser quem ele quiser ser, a não ter medo de existir.

Explicar os porquês, ensinar o gostar para fazer e não o fazer para odiar. Ter paciência até os entendimentos e comemorar com muito afeto quando vierem. Mas sempre pensei: “Não consigo nem me criar!” Sempre aos trancos e barrancos apanhando para as consequências daquilo que foi um pai abusivo, reproduzindo o que eu aprendi sem pensar e fingindo uma força que nunca aprendi a ter.

Agradeço a Deus por não ter me dado uma criança, eu não estava preparado para ser o pai ou ser humano que eu quero ser.

Nessa percepção de ser pai, sonhei. Havia duas versões de mim, um de hoje e um bebê. Eu mesmo me nomeava com todo orgulho, cobria minha versão neném me protegendo do frio, fazia cafuné, colocava pra dormir. Guardava a criança num cofre de conforto e carinho no fundo da minha mente. Eu estava sendo a minha versão de pai pra mim mesmo.

O sentimento que ganhou forma quando falei: “Seja o teu próprio filho! Se ame, se cuide, se eduque, se leve pra passear, brincar. Se acarinhe, se construa como novo ser humaninho.” Senti uma plenitude que eu nunca experienciara até então, como se um quadro de infinita tristeza caísse das paredes do meu coração e eu mesmo ali pintasse um retrato do meu próprio abraço.

Curiosamente foi no dia do meu aniversário e perguntei pro meu eu criança o que ele queria fazer.

Me levei ao cinema a pé, com calma, gostando de fazer algo por mim e já me educando mais uma vez sobre a solitude. Eu posso ser meu próprio pai e escrever uma história para contar em mim mesmo. Talvez o quadro cheio de ódio ainda esteja por ali, agora no chão, mas logo vou me ensinar que eu não tive culpa, que eu mereço todo carinho do mundo e que aquele não é um quadro para uma criança ter no coração.


*@pedromelomiranda é capricorniano fajuto, com ascendente em câncer e lua em leão. Filósofo em formação, amante de jogos, leitor de mangás e também é escritor quando as paixões surgem. Todas elas. Autor do @filografismos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *