Palavras que tocam o coração

Bruno Alaz escreve o texto Palavras que tocam o coração
Foto: Arquivo pessoal

*Bruno Alaz

Às vezes a gente fica esperando grandes gestos de empatia, mas garanto a vocês que uma frase simples pronunciada de forma sincera é mais significativa e tocante do que qualquer ato grandioso de demonstração.

Alguns meses atrás, novos moradores se mudaram para a casa ao lado da minha, um casal com duas meninas pequenas. De início o contato era de simples cumprimentos cordiais, porém, umas semanas atrás, eu tive a oportunidade de iniciar uma conversa bem agradável com o novo vizinho. Durante a conversa, ele me contou um pouco sobre a vida deles, até veio a pergunta que muito me tocou:

“Você mora com alguém?”

Respiro um pouco para responder e digo: “Não, moro sozinho, estou divorciado já tem um ano. Há três anos, vim morar aqui com a minha ex.”

Ele me olha e diz: “Como você consegue ficar aí sozinho, sem ninguém? Eu e minha esposa estávamos esses dias falando isso, que não vemos ninguém visitar você. Você é daqui mesmo?”

Dou um sorriso e digo: “Não estou sozinho, tenho as minhas duas filhas com patas, que me fazem companhia.” Aponto para as minhas cachorras. Em seguida, eu conto a ele um pouco como foi o meu 2020.

Vivemos em um mundo em que cada vez mais as pessoas estão ficando frias e sem nenhum interesse pelo outro (até mesmo entre amigos, familiares e conhecidos). Infelizmente algumas pessoas gostam mesmo de estar perto daqueles que podem proporcionar alguma coisa de valor para elas.

Mas é animador e causa um quentinho no coração sentir palavras de empatia vindas de pessoas que são “desconhecidas”, mas que se preocupam com o seu próximo. Independente de como as pessoas vivem as suas vidas hoje, que possamos ser diferentes nas nossas atitudes e valores.


*O meu nome é Bruno Cezar, mas uso o pseudônimo de Bruce Alaz (@ppositivi_dadee) para assinar os meus textos. Durante 365 dias eu escrevi textos para superar um divórcio doloroso e um isolamento social forçado por conta da Covid-19. Escrever ajudou-me a renascer, hoje não consigo ficar um dia sem escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *