Ora meu pai, ora minha mãe

Gercimeri Beckmann escreve String Arte
Gercimeri fez um quadro com o logo do blog Vida de Adulto usando a técnica String Art (Foto: Arquivo pessoal)

*Gercimeri Eich Beckmann

Com o advento da pandemia, fui mais uma a me reinventar, a me reencontrar. Sempre gostei de trabalhos manuais, crochê, tricô, pintura, enfim, tudo que eu use minhas mãos. Isso me remete a lembranças tão boas de meus falecidos pais.

Minha mãe era apaixonada pelo crochê e dele tirou muitas vezes nosso sustento. Lembro, na minha infância, que inúmeras vezes eu pelejava para aprender o bendito crochê. O primeiro ponto que ela me ensinou foi a famosa correntinha. Eu queria logo aprender os “pontos de verdade”, mas ela falava que eu só ia aprender o próximo ponto quando as correntinhas estivessem firmes. Meu Deus… Que tortura!

Mas lembro bem quando ela disse que eu já estava pronta para aprender o próximo ponto. Que alegria! E assim foi até eu aprender toda a arte do crochê através de suas mãos.

Passados 25 anos, eu me deparei com um pedido de minha filha para fazer uma saída de praia para uma viagem dela. Então lá fui eu resgatar dentro de mim aqueles ensinamentos de minha saudosa mãe. Foi desafiador pois há muito tempo eu não pegava numa agulha de crochê.

Já meu pai foi de tudo um pouco, sendo sua última “profissão”, carpinteiro. Fabricava e reformava móveis de madeira. Sempre que o visitava aquele ambiente me atraía, a arte de montar e colar aquelas peças de madeira… Mas nunca tive a oportunidade de aprender, pois era “serviço para homem”.

Depois de muito tempo, fuçando na Internet, descobri um artesanato diferente chamado STRING ART, arte em cordas.

E eis que me encontro em algo que sou “ora minha mãe”, envolta com linhas e fascinantes cores, e “ora meu pai” com pregos, martelo, madeira… As duas profissões numa só.  Meu coração se enche de orgulho por carregar em mim os talentos de ambos.

Recordações… Lembranças… E cá estou revivendo um pouco de cada um deles em mim através das linhas, pregos e madeira.


*Meu nome é @gercimeribeckmann, casada. Mãe de quatro lindos frutos desse amor. Atualmente, estou cuidando de mim (por dentro e por fora) e dos meus. Proprietária do @entrelinhas.atelie_pmw

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *