Alguém espera por nós

Foto: Fotografia de Luxo

 Minha amiga se mudou para a Austrália. Vai morar lá com o namorado, enquanto aprende inglês e abre um novo negócio. No dia da partida, era o retrato da felicidade. Bem diferente da imagem de três anos atrás, quando terminou um relacionamento. O noivo era inteligente, trabalhador, honesto, mas nunca estava satisfeito com ela.

Apesar de admirá-lo, ela concluiu que vivia uma relação tóxica, porque por mais que tentasse agradá-lo, nada estava suficientemente bom. Ele achava a carreira dela medíocre, os programas repetitivos, o sexo morno. Até que ela não suportou e terminou tudo. A partir daí, decidiu que não faria nada para agradar ninguém e que seria ela própria.

Um ano e meio depois, conheceu o atual companheiro. Ao contrário do anterior, não interpretou uma personagem para conquistá-lo. Assumiu quem era desde o início e deixou claro que continuaria daquele jeito. Ele se apaixonou e, um dia, disse: “Busquei alguém assim a vida toda. Por onde você andava?”. Ela respondeu: “Estava muito ocupada, sendo quem não era.”

Também passei uma vida tentando me adequar para não perder o companheiro. Se eu fosse mais ousada, mais liberada, mais magra, mais sarada, menos exigente… Mas era impossível funcionar, porque relacionamentos saudáveis não se baseiam em metades que tentam se encaixar, e sim em pessoas inteiras, que se valorizam, dão as mãos e decidem seguir juntas.

Da varanda, observo os prédios e penso que há 7 bilhões de pessoas no mundo. Será que ninguém nunca me amará como sou?

O vitimismo acaba quando lembro que já conheci quatro homens que se apaixonaram por mim exatamente como eu era. Porém, como não correspondiam ao modelo de dor e exigências ao qual eu estava acostumada, não despertaram meu interesse. Com a maturidade de hoje, isso não aconteceria.

Alguém espera por mim. Alguém espera por nós. Alguém que ficará tão feliz com nossa chegada, que perguntará por onde andávamos. Alguém que valorizará nossas qualidades e nos incentivará com delicadeza e afeto a superar nossos defeitos. Esse encontro vai ser será sincero, real e intenso. Vai ser um encontro muito feliz, pode apostar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *