Você manja dos paranauê?

Juliana Ribeiro no Blog Vida de Adulto
Foto: Visualhunt

*Juliana G. Ribeiro

Entrei em um grupo de vagas no Whatsapp. Como me disseram que era uma boa maneira de acompanhar o mercado, fui testar a novidade. Realmente tem um ótimo custo benefício porque, além de ser gratuito, muitos profissionais de RH de grandes e pequenas empresas divulgam vagas nesses grupos. Eu diria que é uma amplificação do famoso boca a boca.

Logo que entrei no grupo, já fiquei espantada com a realidade do mercado. Além das vagas disponíveis exigirem Mulheres Maravilha e Super Homens, os salários, quando divulgados, são cada vez mais baixos e “vergonhosos”. Não basta falar idiomas e ter experiências.

As vagas atuais exigem uma pessoa capaz de executar as funções antes exercidas por quatro profissionais, até de áreas diferentes.

Também chamou atenção a infantilização da linguagem dos anuncios de vagas. Parece que, em tempos de redes sociais, é feio e antiquado escrever um texto tradicional. A vaga abaixo é o melhor exemplo de “vaga engraçadinha” que já vi e me fez pensar no meu futuro profissional. Achar esse tipo de anúncio ridículo significa que estou ultrapassada para o mercado de trabalho? Se vou trabalhar até 65 anos para me aposentar, o que fazer para me adequar a essa realidade?

TOUR DOS JOBS!

Requisitos:

– Hablar bem o português;
– Manjar dos paranauê de photoshop. Não precisa ser nenhum mestre jedi dos Adobes, mas, aqui não é o Domingão do Faustão, mas precisa se virar nos 30;!
– Ser antenado, gostar de séries, entender as músicas do momento, ser o louco(a) das redes sociais, dos filmes e tudo mais;
– Ter força de vontade em aprender
– Ter agilidade: aqui é velocidade 6 do créu;
– Ser flexível, mas calma, não precisa abrir um espacate;

Funções:

– (….) – Escrever conteúdo (Textos curtinhos e divertidos);
– Cobertura de eventos (As vezes rola até uma open food, repassem!)
– Fotografar (Tipo aquelas fotos conceituais que você posta no instagram)

Benefícios:

– Dinheiros;
– Home Office ❤(Sim, da pra trabalhar de pijama e ver um Netflix enquanto trabalha)

Quem gostou bate palma, quem não gostou paciência

Beijos de luz ❤”

E você, se identificou com a vaga? Ou não?


*@julianagribeiro.jornalista é jornalista e uma das fundadoras do Vida de Adulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *