Não desista da sua amiga

Foto: Depositphotos

Este texto é dedicado a você, que tem uma amiga vivendo um relacionamento abusivo e não sabe como ajudá-la. Aquela amiga, que você não suporta mais ver voltar sempre para a pessoa que a despreza e violenta (física ou psicologicamente). Aquela amiga, de quem você está prestes a desistir, porque considera um caso perdido. Por favor, não desista.

Em primeiro lugar, vamos deixar claro: ela não é louca, burra ou teimosa. Provavelmente, ela tem um histórico familiar ou de pessoas muito próximas onde foi tratada com indiferença, agressividade e egoísmo, e passou a associar essas atitudes ao amor. Portanto, é alguém que ama de forma adoecida, e não sem inteligência ou lucidez.

Se você foi criada em um ambiente estruturado, talvez ache estranho alguém associar amor a sofrimento. Mas, acredite, é assim que acontece em muitas famílias. Se aqueles que deveriam amar e cuidar de você passam a tratá-la com violência e desprezo, você aprenderá a chamar isso de amor e a buscar isso em suas relações afetivas. É o que sua amiga está fazendo.

Minha primeira dica é que você não a julgue. Não desqualifique quem já está com autoestima em frangalhos. Você não sabe como ela se sente e, embora seja uma sorte para você, é um ponto negativo para ela. Exerça a empatia e permita que ela se sinta livre para expressar seu sofrimento como conseguir – é a segunda dica.

Certamente ela não sabe que vivencia uma forma adoecida de amar. A terceira dica, então, é que você a estimule a buscar o autoconhecimento, a fazer terapia. A quarta dica é que você seja persistente. Não a abandone se ela tiver recaídas e voltar ao relacionamento tóxico – quem passou uma vida inteira amando de uma maneira não mudará do dia para a noite.

A quinta dica é que você mantenha a esperança. Sabe por que digo isso? Porque já estive no lugar da sua amiga. Graças aos que me acolheram com amorosidade e à terapia, consegui deixar de ser uma mulher que ama tanto um homem que até dói, para me tornara aquela que se ama ao ponto de fazer a dor parar. Esteja ao lado dela para celebrar essa vitória. Vai valer a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *