Quem é essa pessoa na foto?


Foto: Fernando Franco

Já aconteceu de você olhar uma foto sua e não se reconhecer? Comigo, acontece de tempos em tempos. É um lampejo, alguns segundos de dúvida que logo são substituídos pelo espanto. “Nossa, sou eu! Estou parecendo outra pessoa!”

Tento justificar para mim mesma o motivo do desconhecimento:

– Cortei e mudei a cor do cabelo.
– Estou gorda!!
– Emagreci!!!
– Estou velha!!
– Já tenho rugas!
– Estou com olhar triste.
– Estou parecendo uma senhora com essa roupa.

Seja qual for a explicação, é sempre muito estranho imaginar como você é vista fisicamente pelas pessoas. Há detalhes físicos que podem ser nosso cartão de visita por serem imediatamente vistos por outros e nós nem percebemos. Se percebemos, nem nos importamos. Quando não gostamos, outros nem veem.

Quando falamos de gestos corporais e faciais, a diferença também é grande entre o que os outros enxergam e o que vemos em nós mesmos. “Como assim? Eu aperto os olhos quando escuto algo que me incomoda?” Faço a pergunta fechando ainda mais os olhos e paro de perguntar para evitar que fiquem ainda mais apertados.

A última vez que olhei uma foto e não me reconheci foi há algumas semanas, quando eu e minhas amigas do Vida de Adulto fizemos um ensaio fotográfico profissional com Fernando Franco.

As fotos ficaram perfeitas, mas me perguntei quem era a pessoa vestida de preto quando as olhei pela primeira vez. Ela tinha uma cor bonita de cabelo, olhar radiante e expressão de felicidade. Parecia mais velha do que eu (pelo menos do meu eu sentimental). Após segundos de perguntas, concluí que eu era a pessoa da foto. Entre prós e contras, gostei do que vi.

Depois pensei no que poderia fazer caso não tivesse gostado da mulher na foto e foi fácil chegar a uma conclusão. Tristeza acaba com a solução do problema, peso acima ou abaixo do desejado se resolve com dieta. Sinais do tempo podem ser vistos pelo lado positivo. Se chorei ou sorri, se viajei ou trabalhei, o importante é o que vivi! E assim continuamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *