Maquiagem também é para mim

Foto: Arquivo pessoal

*Carla Caroline

Dia desses a Juliana Ribeiro me mandou, via Instagram, um vídeo de uma maquiagem impecável. Conversa vai, conversa vem, eis a dica: “Você poderia escrever sobre o assunto, né?”. Guardei a ideia e passei a refletir sobre. Semanas depois, um post da Josi Helena, maquiadora especializada em pele negra, voltou a despertar em mim o desejo de explicar os motivos que me faziam dizer: “Não gosto de maquiagem. Um rímel e um batom já estão bons”.

Na verdade, por anos, acreditei que base, pó compacto, blush e batom vermelho não poderiam ser usados em peles negras.

Afinal, fiz quase onze anos de ballet e TODAS as vezes que precisávamos nos produzir para uma apresentação, me deixavam com a pele esbranquiçada ou acinzentada. Era ruim. Era péssimo.

Os motivos? O mercado brasileiro não tinha produtos voltados aos negrxs, os maquiadores não tinham conhecimento (e muitos ainda não têm) sobre como valorizar a beleza étnica e, sendo uma arte elitista e branca, o ballet tinha um número ínfimo de alunos de cútis escuras e os professores queriam deixar o grupo “uniforme” (incluindo o biotipo físico e a maquiagem).

A maior alegria, ainda no período de “bailarina”, veio quando minha mãe me presenteou com uma base, lançamento da Natura, que na época era caríssima. Os anos passaram, a adolescência e a fase adulta chegaram, o medo de ficar “cinza” aumentou e comecei a buscar informações e entender o que me levava a detestar maquiagens.

Compreendi que a falta de produtos e de profissionais capacitados contribuíam para o meu pavor.

Então, tempos depois, a alegria reinou com uma bela make do Armando Sequine. Em seguida, a Liliane Leide trouxe o portfólio de Mary Kay à minha vida e por anos usei tudo da marca. E, para amar ainda mais o glamour desse mundo colorido, a Vanessa Monteiro foi a responsável pela produção impecável do meu casamento e por me mostrar os benefícios de outras marcas.

Aos poucos, vou me descobrindo com os pincéis e entendendo que posso fugir dos tons terrosos e ousar. Que maquiagem é para mim, para você e para todxs nós! Ousemos!


*@carlacaroline25 é colaboradora fixa do Vida de Adulto. Escreve aos domingos, a cada 15 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *