Unhas crescem. Eles também!

*Carla Caroline

Outro dia, como hábito semanal, parei para cortar as unhas da Nina, minha filha, e fiquei um bom tempo divagando sobre algo que parece simples, mas me fez perceber o quanto ela está crescendo e que o tempo passa muito rápido.

Enquanto contava as unhas, lembrei-me que na semana anterior havia feito a mesma tarefa e que aqueles dedinhos gordinhos já não eram mais os mesmos vistos há três anos. Olhando para aquelas mãos, percebi o quanto evoluímos e nos desenvolvemos a cada dia – assim como as unhas.

No começo, o medo de errar o corte e machucar minha menina era imenso.

Hoje, ao sentar para cortar as unhas, encontro cores e certa fortaleza entre o esmalte rosa ou vermelho, depende da escolha feita na semana anterior. Assim como faz com as roupas, Nina também decide qual será a cor do esmalte ou se irá comer ou não uma maçã. Assim como as unhas, ela tem crescido.

Assim que terminei a tarefa, tão fácil para algumas pessoas e tão desafiadora para outras, parei para olhar fotos em meu celular (viva a era digital) e entender que não tenho mais um bebê em casa e, sim, uma criança.

Em meio às recordações, encontrei imagens que me recordaram o quão grande as crianças se tornam em tão pouco tempo. E a grandeza supera os centímetros. O crescimento está nas atitudes, nas ações, no aprendizado…

Olhando cada fotografia, encontrei fotos da Nina e do Pedro, minha filha e afilhado, que acaba de completar oito anos. Vendo a evolução daqueles dois seres humanos a cada retrato, me veio à mente quando soube da gestação da minha irmã e da minha.

As mesmas angústias, os mesmos desesperos, o mesmo amor.

Assim como as unhas, meu menino e minha menina se desenvolvem todos os dias e evoluem a cada minuto. Observando – eles e as unhas -, compreendo que quanto mais a gente apara as arestas, mais fortes e melhores eles ficam. Por isso, semanalmente, espero poder velar e cuidar de cada um deles com amor e muito carinho, para que o crescimento e a lapidação sejam constantes!


*@carlacaroline25 é colaboradora fixa do Vida de Adulto. Escreve aos domingos, a cada 15 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *