Promessas de ano novo

Foto: Pixabay

O ano está acabando e parei para pensar se ainda dá tempo de fazer algo que eu tinha planejado e não consegui. Lembrei que não perdi 5 quilos, não me inscrevi na Corrida de São Silvestre, não fiz a prova de certificação de idiomas, não voltei para a natação.

O ano tem, em média, 52 semanas. Eu tive 50 semanas para resolver e colocar em prática esses planos e, agora que faltam apenas duas semanas, quero fazer tudo de uma vez?

Lembrei que, ano passado, voltei a nadar dia 28 de dezembro, depois de ficar meses sem treinar. Uma conhecida me perguntou: “Não era melhor esperar o ano novo? Por que retomar o treino dia 28 de dezembro?”.

Querendo parecer uma pessoa muito decidida, respondi que não havia motivo para esperar a virada do ano. Se era para começar algo, que isso não dependesse de listas que acabam perdidas em alguma gaveta ou em algum lugar da memória.

Falei bonito, mais para me convencer, é claro. Mesmo assim, não adiantou. Mais um ano se passou e continuo fazendo planos para retomar os treinos de natação.

Para balancear a lista de promessas não cumpridas, comecei a contabilizar as resoluções de ano que consegui cumprir. Fiquei surpresa. Ela é bem maior que a lista do que ficou por ser feito.

Consegui colocar em prática a maioria das coisas que planejei no início deste ano e até incluí outras que não estavam previstas. Também percebi que algumas resoluções em aberto não ficaram paradas. Um exemplo: não vou correr a São Silvestre, mas participei de várias provas ao longo do ano.

Faltam duas semanas para o ano terminar e concluí que ainda dá tempo de começar a fazer coisas prometidas no início do ano. Melhor ainda, é possível até antecipar planos, como confirmar a matrícula naquele curso planejado há tempos. Nada dessa história de “o ano começa depois do Carnaval”.

Para que esperar uma data do calendário para decidir o que precisa ser feito? Sempre é hora de começar. Quer saber? Vou voltar a nadar ainda este ano, mesmo que seja dia 27 de dezembro, último dia de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *