“Envelhe-essência”

Sâmia Campelo escreve sobre envelhecer no texto "Envelhe-essência"
Foto: Arquivo pessoal

*Sâmia Campelo

Quem nunca aderiu ao negacionismo da própria velhice que atire a primeira pedra. Reconhecer nossos corpos envelhecendo é especialmente difícil para nós mulheres. Cultuamos a juventude, e o padrão de beleza vendido e admirado só cabe até os 40, tanto em idade, como em tamanho. É uma corrida contra o tempo, mas também contra nós mesmas. Não seria mais fácil aceitar o tempo vivido?

Imaginar-se idosa é algo quase que repugnante, triste, melancólico. Simone de Beauvoir disse que “aos 20 anos, aos 40 anos, imaginar-me velha é imaginar-me outra”. E completa: “Antes que se abata sobre nós, a velhice é uma coisa que só concerne aos outros. Paremos de nos trapacear; o sentido de nossa vida está em questão no futuro que nos espera; não sabemos quem somos, se ignorarmos quem seremos: aquele velho, aquela velha, reconheçamo-nos neles. Isso é necessário, se quisermos assumir em sua totalidade nossa condição humana”.

A pergunta da história infantil deveria ter sido: “Espelho, espelho meu, será que essa imagem que vejo sou mesmo eu?”. A madrasta perdeu sua humanidade ao negar-se velha.

Inconformada com o seu envelhecer, cultivou uma profunda inveja da juventude da enteada.

Ao percorrermos os caminhos da nossa existência, fazemos escolhas sem considerar a decadência da vida. Reconhecer-se envelheSENDO é aventurar-se por outras realidades, outros começos, substâncias e forças. Aceitar a envelhe-essência de nossos corpos é abrir-se para um novo impermanente, quando a liberdade e leveza vem habitar-nos.

Acolher a finitude do corpo é encontrar-se consigo mesma antes do final de tudo. É preciso honrar nossas rugas e o tempo dos nossos corpos, agradecer tudo que ele nos proporcionou até aqui. Afinal, há beleza nos corpos vividos. Assim como as velhas árvores de Olavo Bilac: “Tanto mais belas quanto mais antigas, vencedoras da idade e das procelas…”.


*Sâmia Campelo – Psicóloga e gerontóloga, atua como psicóloga clínica especialista em atendimento de pessoas idosas, e também é servidora pública em Brasília onde coordena um programa de preparação para aposentadoria do órgão onde trabalha. Adora escrever, ato que considera um de seus mais importantes processos de cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *