Você já foi demitido?

Foto: Dalila Góes

“Não tenho nada contra você, mas tenho que te cortar da equipe. Sabe como é, são as regras do jogo.” Se ouviu isso alguma vez, é porque você já foi demitido. Sem dó e nem piedade. Quem te elogiava ontem, hoje te vira as costas rapidamente porque o novo funcionário está chegando. Na hora, o chão desmorona a seus pés e todos os planos e as dívidas passam por sua cabeça. Sentimento de fracasso, desilusão e tristeza. “Quem puxou meu tapete?

 

O que fiz de errado?

Nos próximos dias, uma montanha russa de sensações toma conta de você.

Em busca de respostas, tentamos falar com os ex-colegas de trabalho e “descobrimos” que muitos nos evitam pessoalmente e nas redes sociais. Parecem não querer contato com alguém “banido”. Uma vez uma colega muito querida foi demitida e quando, uns dias depois, voltou ao escritório para retirar suas “coisas”, foi ignorada pela maioria. Enquanto esvaziava as gavetas, alguns passavam do lado, olhavam com cara de pena, mas não conversavam. Olhei aquilo com um aperto no coração e pensei que podia ser comigo. Então levantei para me despedir e abraçá-la.

Trocamos poucas palavras, ela se foi, mas mantivemos o contato e nos tornamos amigas. Tempos depois, ela me disse que tem um grande carinho por mim e nunca vai esquecer o dia em que a abracei na frente de todos, enquanto muitos pareciam evitá-la. Levei um susto. No dia, apenas fiz o que gostariam que fizessem comigo. Não tinha entendido a importância do meu ato.

Com o tempo, essas lembranças boas e ruins são o que ficam das demissões e das picuinhas no ambiente de trabalho. Quando você fecha o ciclo de divagações, no fundo, vai entender o motivo de sua demissão. Pode ter sido porque não se esforçou o suficiente, não tinha o perfil exato da vaga, não jogou o jogo das “panelinhas” que estavam no poder.

Nos dois primeiros exemplos, o jeito é correr atrás do prejuízo, mas no último caso, a demissão é a melhor coisa que pode acontecer. É melhor se afastar desse meio e buscar os amigos de verdade. Os que vão se levantar e te abraçar quando você precisar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *