Aniversário = + autoestima

Foto: Fernando Franco

*Juliana Ribeiro

A maturidade faz as mulheres ficarem mais confiantes e com melhor autoestima. Você já sabia porque percebeu na prática? Então você é do meu grupo e acredita que a sabedoria popular não pode ser ignorada. Mesmo assim, sempre é ótimo quando aparece um “documento” oficial para comprovar o que já sabíamos.

É o caso da pesquisa “O que querem as mulheres” (What women want), divulgada recentemente pelo Instituto Kantar Ibope Media, com o objetivo de avaliar o grau de autoestima da mulher brasileira.

A pesquisa dividiu as mulheres em três grupos: “18 a 19 anos”, “33 a 44 anos” e “acima de 45 anos”, que tiveram de responder se sua autoestima estava “abaixo da média”, “na média” ou “acima da média”. O índice das que responderam ter boa ou ótima autoestima aumentou junto com a idade.

Isso significa que as mulheres ficam mais velhas e ainda assim se acham mais bonitas?

Muitos vão discordar e dizer que a idade é implacável com a beleza física, mas é justamente por isso que a pesquisa me chama atenção.

Os parabéns para você confirmam o inevitável. O tempo passa para todo mundo e ganhamos companhia a cada ano: mais quilos, celulite, estrias, pés de galinha, cabelos brancos. Mesmo assim, é muito bom ter uma pesquisa que mostra as mulheres se sentindo mais felizes consigo mesmas. Mais velhas, mais fora do padrão, mais isso e aquilo? Sim, apesar das mudanças, confiantes de que nunca foram tão mulheres e donas de seus destinos.

O ditado popular diz que as pessoas mais velhas vão deixando de lado o bom senso e, cada dia mais, falam o que vêm à cabeça sem se preocupar com a opinião dos outros. Esse resultado da pesquisa da Kantar me traz a mesma percepção.

Se olho no espelho e o que vejo me agrada, não basta?

Não me chamaram para participar parte da pesquisa, mas queria dizer para o instituto que faço parte desse grupo que respondeu ter autoestima boa ou acima da média. Se quiserem me ouvir, estou aqui. Só chamar.


*@julianaribeiro_blog é uma das fundadoras do Vida de Adulto. Escreve às quartas-feiras, duas vezes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *