Introspecção e solidão: novos temas do podcast

Ilustração de Elízeo Hamu para o blog Vida de Adulto é sobre introspecção e solidão
Ilustração: Elízeo Hamu

Permita-me que eu escreva na primeira pessoa sem me identificar. Explico. É que, depois de muito me observar na pandemia, descobri que, o que me afeta, afeta também você. Podemos até reagir de forma diferente, mas somos igualmente afetados. 

Às vezes, nem consigo definir direito como o que vem de fora me afeta, mas você também passa por isso, não? Difícil nomear o que sinto com tudo isso (tudo isso leia-se pandemia).

Raiva? Tem um pouco muito.
Medo? Senti bastante e talvez o verbo esteja no presente!
Tristeza? Não gosto nem de falar…
Culpa? Como não sentir?
Angústia? Deixo em aberto.

O sentimento que eu tenho é que todos esses sentimentos chegaram juntos e sem convite e eu não estava preparada para recebê-los. Fui “gentilmente” convocada a cuidar dessa turma de afetos. Para não enlouquecer, precisei improvisar.

Se já é difícil entender o que se passa fora, mais complicado ainda é decifrar o que se passa dentro. Chamei para me ajudar uma companheira de isolamento: a introspecção. Vocês já foram apresentados? A instrospecção faz o tipo isolamento dentro do isolamento. 

Um aproximar-se de mim para estar inteira e sã com o outro. Um mergulho em mim para depois sair em mar aberto. Uma viagem interna para então abrir o mapa. Um olhar para dentro para descobrir que o que eu sinto você também sente e esses sentimentos não nos definem. 

Então permita-me escrever na primeira pessoa sem me identificar porque você poderia assinar esse texto. Por favor, me corrija se eu estiver errada. Estou muito introspectiva hoje. Me desculpe se for o caso de desculpa, mas acho que você vai me entender.

Novo episódio do podcast do Vida de Adulto é sobre Instropecção e Solidão na pandemia.

Com apresentação e produção de Renata Varandas e Mariana Londres e textos comentados de textos comentados de Mirna Cristiane, Fabrícia Hamu, Laura Figueiredo, Mara de Souza, Ísis Dantas, Taciana Collet, Alexon Fernandes, Isabelle Borges e Anna Flávia Doula.

Toda a terceira temporada do podcast do Vida de Adulto tem como base os textos do nosso primeiro e-book: “Afetos em quarentena – escrita curativa em tempos de pandemia“. 

Já conhece o Podcast do Vida de Adulto? Escute aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *